Trabalhos

Normas para submissão de trabalhos

1) PRAZO PARA ENVIO:

Os resumos deverão ser enviados impreterivelmente até às 23 horas e 59 minutos do dia 4 de junho de 2019 (horário de Brasília) através do site oficial do evento. Não serão aceitos resumos após o prazo final. A organização enviará aviso de recebimento para o/a responsável pelo resumo, conforme os dados fornecidos na inscrição do trabalho. Caso não receba aviso de recebimento, favor entrar em contato com a secretaria da APRS.

2) SUBMISSÃO DE RESUMOS:

Os resumos devem ser submetidos por intermédio do formulário online acessado através da sua área restrita após a inscrição no evento. Não serão aceitos resumos encaminhados pelo correio, e-mail, fax ou outro meio senão o especificado anteriormente. Para submissão, clique na aba TRABALHOS, informando e-mail e senha (registrados no momento da inscrição), então siga os passos até concluir o envio do resumo. Serão consideradas somente contribuições científicas inéditas, originais e enquadradas no escopo da Jornada sendo vedado a/ao autor/a submeter trabalhos já publicados e pesquisas em fase de planejamento.
Para efetuar a submissão do trabalho, ao menos um/a autor/a deve estar inscrito no XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria e o procedimento de inscrição deve anteceder o de submissão.

3) NORMAS PARA PREPARAÇÃO DO RESUMO:

Serão aceitos apenas resumos escritos em português. O título do resumo deve ser todo em letras maiúsculas. O resumo deve ser escrito em um único parágrafo e deve conter informações pertinentes à Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusões do trabalho. O número máximo de caracteres para o corpo do resumo é de 2.500 caracteres (contando espaços). O resumo não deve conter figuras, citações bibliográficas, referências e abreviações pouco usuais. No final do resumo, os/as autores/as devem incluir o “Financial support” (Instituição de Fomento) ou declaração de sua ausência. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, sendo que, todos os campos devem ser preenchidos. Cabe ao/a autor/a assinalar a grande área da psiquiatria em que o trabalho melhor se situa (Psiquiatria Clínica, Neurociências ou Psicoterapia). Entretanto, a Comissão Científica poderá remanejar o trabalho para outra área se achar mais adequado.

4) AVALIAÇÃO INICIAL DOS TRABALHOS SUBMETIDOS:

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica. A comissão analisará os trabalhos com base em critérios de qualidade científica e redação. O conteúdo do trabalho submetido é de total responsabilidade do(s) autor(es). Os trabalhos submetidos NÃO serão gramaticalmente e/ou ortograficamente revisados pela comissão. Trabalhos com inconsistências graves serão rejeitados (versões revisadas dos trabalhos serão consideradas, a critério da Comissão Científica). Após a avaliação dos resumos, estes serão enquadrados em duas categorias: Aprovado e Não Aprovado. Alertamos a todos os/as autores/as que verifiquem o status do seu trabalho no site do Congresso.

5) STATUS E FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

Findo o prazo de submissão e avaliação dos trabalhos, para saber se o resumo foi aceito ou não, o/a autor/a deverá verificar na área restrita o status do resumo. A lista de resumos aprovados pela comissão científica será disponibilizada no site do XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria da APRS até o prazo de 30 dias antes do início do evento. Todos os resumos aceitos serão publicados nos anais do evento, desde que o/a autor/a que enviou o resumo esteja com a taxa de inscrição no congresso quitada e o trabalho seja apresentado durante o evento. A Comissão Organizadora descartará os Resumos que não atenderem a essa exigência. Todos os trabalhos serão apresentados em forma de pôster.

6) CONFECÇÃO DOS PÔSTERES:

O tamanho do pôster deverá ser de 90 cm de largura x 1,20 cm de altura (caso não respeite as medidas sugeridas não será garantido o espaço para sua exposição). A fixação e confecção dos pôsteres fica sob responsabilidade do/a autor/a.

O pôster deve ser redigido em português e deve ser dividido em:
1. Título, autor(es)/autora(as) e instituição(ões)
2. Introdução
3. Objetivos
4. Materiais e Métodos
5. Resultados
6. Discussão
7. Referências bibliográficas
8. Apoio financeiro

7) EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES:

Os pôsteres permanecerão expostos em turno integral durante os dias 22 a 24 de agosto de 2019 no local do evento. Os/as autores/as deverão fixar os trabalhos a partir das 09:00 do dia 22/08 e retirá-los até às 19:00 do dia 24/08/2019. A numeração e o local de exposição do pôster serão divulgadas por meio de uma lista de mapeamento dos painéis, a qual será fixada no hall do centro de eventos e na secretaria de trabalhos científicos.

Os/as autores/as deverão permanecer ao lado do seu pôster pelo menos no horário oficial de visitação aos pôsteres no dia 23/08/2019 no intervalo da tarde para apresentação à banca avaliadora e demais presentes no Congresso e RECOMENDA-SE que o/a último/a autor/a do trabalho também esteja presente. Caso o/a apresentador/a não esteja presente, será facultado à Comissão Científica o fornecimento de certificados.

A Comissão Científica do XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria da APRS e a secretaria do congresso não se responsabilizam pelos pôsteres não retirados dos painéis após o término da exibição. A responsabilidade pela segurança e possíveis danos ao pôster, é única e exclusiva do/a apresentador/a.

8) JÚRI POPULAR E APLICATIVO:

Durante o Congresso os/as participantes devidamente inscritos/as poderão votar nos pôsteres que julgarem como sendo os melhores por meio do aplicativo oficial do Congresso. O período de liberação da votação popular no aplicativo terá início às 13h do dia 22/08 e será encerrado às 13h do dia 24/08/2019. Sugerimos como critérios: clareza e redação, confecção do pôster, apresentação e disponibilidade dos/as autores/as, originalidade, metodologia, atualidade e/ou relevância e interesse despertado como meio de incentivo e valorização do trabalho dos/as colegas de diversas instituições. O pôster que obtiver melhor desempenho na votação popular após o período de encerramento da mesma será premiado durante a cerimônia de premiação.

 9) AVALIAÇÃO TÉCNICA E APRESENTAÇÃO ORAL DOS FINALISTAS:

A banca avaliadora de cada grande área (Neurociências, Psiquiatria Clínica e Psicoterapia) será formada por três sócios/as efetivos/as da APRS, quites com suas obrigações associativas, com expertise na área e que não poderão estar concorrendo ao prêmio da grande área que terá sua avaliação.

Previamente ao dia do Congresso serão avaliados os resumos e elencados três finalistas em cada grande área (Neurociências, Psiquiatria Clínica e Psicoterapia) que estarão destacados nos painéis de exposição dos pôsteres durante o início do evento e serão divulgados com 30 dias de antecedência no site oficial do Congresso a fim de possibilitar tempo hábil para os/as autores/as dos trabalhos finalistas se prepararem para a apresentação oral. Os critérios de avaliação dos resumos serão clareza e redação, originalidade, metodologia, atualidade e/ou relevância e interesse despertado.

Os 3 trabalhos pré-selecionados como finalistas em cada grande área deverão ser apresentados oralmente para a banca avaliadora e demais ouvintes nos horários previamente divulgados na grade do Congresso pela organização do evento para cada trabalho afim de concorrerem à premiação. A apresentação se dará no local de exibição dos pôsteres finalistas e terá disponível suporte de TV para uso de slides ou outros recursos audiovisuais que os apresentadores julgarem necessários. A apresentação terá tempo máximo de 5 minutos e poderão ser feitas perguntas pela banca técnica ao final da apresentação. Os critérios de avaliação da apresentação oral serão confecção do pôster, qualidade da apresentação, domínio do tema pelo/a apresentador/a e disponibilidade dos/as autores/as. Os trabalhos finalistas que não forem apresentados oralmente durante o horário especificado na grade do Congresso serão desclassificados.

 10) PREMIAÇÃO:

a) Prêmio Professor Paulo Luís Vianna Guedes:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Neurociências, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao/a autor/a principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

b) Prêmio Professor Cyro Martins:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Psiquiatria Clínica, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao/a autor/a principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

c) Prêmio Professor David E. Zimerman:

– Será concedido ao melhor trabalho exposto e apresentado durante o Congresso versando sobre o grande tema Psicoterapia, inscrito em acordo com as instruções normativas.
– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao/a autor/a principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

d) Prêmio XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria:

– Será concedido ao trabalho exposto durante o Congresso que obtiver maior pontuação na votação popular feito por meio do aplicativo oficial do evento e que esteja inscrito em acordo com as instruções normativas.

– O trabalho será premiado com: inscrição gratuita ao/a autor/a principal no próximo Congresso de Psiquiatria da APRS e certificado de reconhecimento do mérito do trabalho.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 24/08/2019 durante o encerramento do XIV Congresso Gaúcho de Psiquiatria.

ATENÇÃO AUTORES/AS: Confiram o trabalho e as informações solicitadas antes do envio final a fim de evitar erros.

PRAZO:
Submissão de resumos: 30/06/2019

ago 10, 2016 | Posted by | Comentários desativados em Trabalhos