APRS Inclusiva

Logotipo_APRS Inclusiva_v2 

Dia 17/08
Horário: 16:30 ás 17:00
Espaço Percursos Migratórios 

O objetivo do Espaço “Percursos Migratórios” é propor uma reflexão sobre as migrações contemporâneas no contexto brasileiro, visto que o país tem recebido muitos migrantes e refugiados. Lembrando que aquilo que nos une é maior que aquilo que nos separa, o espaço se configura como um importante instrumento de mudança de mentalidade e de desconstrução de estereótipos. Nesta roda de conversas, discutiremos os deslocamentos humanos a partir de diferentes olhares.

Participantes:
Júlio Cesar Bolaños Polo – refugiado colombiano residente em Bento Gonçalves desde 2005
Rafaela Bossardi – Psicóloga e Psicanalista, Mestra em Psicologia Social, Psicóloga do Centro de Atendimento ao Migrante/CAM de Caxias do Sul
Aline Passuelo de Oliveira – Doutoranda e Mestra em Sociologia/UFRGS, Professora da Universidade de Caxias do Sul/UCS e Pesquisadora do tema dos Deslocamentos Populacionais Forçados
Mediação:
Leonardo Rubin – Psiquiatra / Psicoterapeuta APRS.

  • Exibição do documentário “Quem vem de lá”, minidoc do Projeto Vozes da Anú – Laboratório de Jornalismo Social.

“Quem vem de lá” traz histórias de refugiados e imigrantes que chegaram no Brasil por diferentes caminhos e vivências.

  • Exposição fotográfica “Senegal, cores e cultura”, de Juliana Rossa. Jornalista, professora da Faculdade Murialdo e doutoranda em Letras (UCS-UniRitter).

Dia 18/08
Horário: 10:00 ás 10:30
Espaço “No caminho do bem – visibilizando a situação de quem vive na rua”

A população de rua tem aumentado significativamente nos últimos anos, e os motivos são os mais diferentes possíveis. Esse espaço mostra algumas iniciativas que visam a uma melhor qualidade de vida desses sujeitos, bem como a retomada de uma visão dessas pessoas.

Participantes:
Carolina Soares (Sosá) – Pedagoga e Diretora da Minha Porto Alegre, criadora do No Caminho do Bem.
Mediação:
Leonardo Rubin – Psiquiatra / Psicoterapeuta APRS.


Dia 18/08
Horário: 16:30 ás 17:00
Espaço “A voz LGBTT”

Neste espaço, o objetivo é levar a voz LGBTT a outros patamares. A arte e a música serão o veículo de transmissão e sensibilização para as causas e questões da população LGBTT.

Participantes:
Valeria Houston – Cantora, trans e ativista, militante dos direitos das mulheres negras trans.
Mediação:
Dr. Leonardo Rubin – Psiquiatra / Psicoterapeuta APRS.


 

Dia 19/08
Horário: 16:30 ás 17:00
Espaço “O(s) movimento(s) Afro”

Os movimentos da dança afro estão por toda parte, seja no samba, no hip-hop, no frevo, entre outros ritmos. Na dança contemporânea, essa raiz se apresenta de uma forma plural e totalmente absorvida pelas culturas modernas. Exatamente através dessa arte que queremos compartilhar um pouco da nossa cultura, a cultura de um povo que ajudou a construir esse país e que tem a alegria, o sorriso e a resistência como seu símbolo próprio. Assim convidamos a todos para deixar o corpo falar na linguagem universal que é a dança e fazer a felicidade fluir em nossos corpos e mentes.

Participantes:
Grupo Afro-Sul de Música e Dança
O grupo Afro-Sul de Música e Dança é uma instituição cultural que funciona como movimento de valorização da cultura negra e do direito a livre expressão da pessoa humana, com objetivo de lutar contra o racismo e divulgar a história e a música negra através de seus espetáculos.
Mediação:
Leonardo Rubin – Psiquiatra / Psicoterapeuta APRS.

ago 14, 2017 | Posted by | Comentários desativados em APRS Inclusiva
Premium Wordpress Themes by UFO Themes